A ÚLTIMA FRENTE
A última frente
A igreja, isto é, nós, como parte do poder de Cristo, permanecemos como a última linha de defesa numa sociedade carente de valores educacionais, morais e éticos.
Reconhecemos o profundo poder transformador da educação em qualquer sociedade onde seja implementada, independentemente da sua qualidade — seja ela para fins, doutrinário, militante ou ditatorial. Reconhecendo a sua importância como ferramenta potente, é notável que, durante um período considerável, as igrejas desempenharam um papel fundamental na educação, particularmente a Igreja Católica durante a Idade Média. No Brasil, a Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loyola em 1540, ocupou posição significativa. Os primeiros missionários jesuítas chegaram ao Brasil em 1549, acompanhando o primeiro governador, Tomé de Souza, e continuaram a sua presença até serem expulsos em 1760 pelo Marquês de Pombal, primeiro-ministro de D. José I, que confiscou os bens da ordem com base na conspiração contra o reino português. Consequentemente, a Companhia de Jesus exerceu hegemonia educacional no Brasil por mais de dois séculos.
Padre jesuíta ensinando índios Foto: internet
Vale ressaltar que as escolas estabelecidas desde a Idade Média desempenharam um papel estratégico na formação de líderes intelectuais, cívicos e religiosos para propagar o cristianismo. Com o tempo, a Igreja, outrora vista como uma instituição antiquada e regressiva, abandonou o seu papel significativo na educação, transferindo a responsabilidade para o sector público, que tem enfrentado críticas pela percepção de baixa qualidade da educação, especialmente nas regiões menos desenvolvidas. Além de transmitir conhecimento, a Igreja pretendia defender a fé cristã nas comunidades que servia. Mesmo quando a Igreja Católica enfrentava críticas, feitas pelo reformador católico, Martinho Lutero, que pregou as suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, provocando um debate generalizado. O papel fundamental que a Igreja desempenhou na educação dos indivíduos é inegável. Aqueles sem acesso à educação formal ainda adquiriram valores e princípios morais, muitas vezes incutidos nas igrejas. No passado, os jovens respeitavam os seus pais e frequentavam a igreja aos domingos para adorar, contribuindo para o desenvolvimento de indivíduos respeitosos para com os pais, outras pessoas e instituições.
Atualmente, com o governo encarregado de incutir estes valores, é vital reconhecer o papel crucial que a Igreja desempenha na transformação da comunidade. Apesar dos escândalos em algumas igrejas, seria negligente ignorar o seu significado social na formação de indivíduos com uma gama diversificada de questões, um papel que o Estado muitas vezes luta para cumprir. A educação é uma pedra angular para o desenvolvimento de uma sociedade justa e equitativa. Não só capacita os indivíduos a atingirem o seu pleno potencial, mas também molda valores e princípios que sustentam a coesão social. É fundamental reconhecer os diversos atores que historicamente contribuíram para a disseminação do conhecimento e da moralidade, incluindo instituições religiosas, familiares e acadêmicas.
Observando o progresso da modernidade, seria de esperar um avanço correspondente na educação; no entanto, o oposto parece verdadeiro, com a educação cada vez mais deficiente e os jovens demonstrando menos respeito pelas famílias e instituições educativas. A última fortaleza que resta, sem dúvida, está nas igrejas, simplesmente devido a um ato de fé. Mesmo que um indivíduo desrespeite os seus pais em casa, ainda poderá reverenciar um poder superior, o poder de acreditar em Deus.
Como observação pessoal: “Testemunhei, na minha localidade, jovens envolvidos em roubos em igrejas, entregando-se a atividades imorais, acompanhados de abuso de drogas e álcool”. Visualize as repercussões sobre as gerações futuras se não forem ensinadas a respeitar estas instituições. Sem dúvida, isso levaria ao caos. Com a situação atual, já testemunhamos certas atrocidades — uma comunidade sem fé, sem respeito a pessoas e instituições, principalmente de ensino, é uma linha de frente violada que poderia abrir caminho a precedentes inimagináveis. Não devemos permitir que esta linha da frente desmorone; é dever de todo cristão difundir a palavra de Cristo, sendo boa, perfeita e agradável a toda criatura disposta a ouvir.
Colaborando com a comunidade local, devemos desenvolver planos educativos para envolver tanto os jovens como os adultos no papel de educar, incutir valores e princípios éticos e morais, a fim de estabelecer uma sociedade justa e educada.
Enquanto eu não vou, aplica-te à leitura, à exortação e ao ensino. 1 Timóteo 4:13
Vale ressaltar que as escolas estabelecidas desde a Idade Média desempenharam um papel estratégico na formação de líderes intelectuais, cívicos e religiosos para propagar o cristianismo. Com o tempo, a Igreja, outrora vista como uma instituição antiquada e regressiva, abandonou o seu papel significativo na educação, transferindo a responsabilidade para o sector público, que tem enfrentado críticas pela percepção de baixa qualidade da educação, especialmente nas regiões menos desenvolvidas. Além de transmitir conhecimento, a Igreja pretendia defender a fé cristã nas comunidades que servia. Mesmo quando a Igreja Católica enfrentava críticas, feitas pelo reformador católico, Martinho Lutero, que pregou as suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, provocando um debate generalizado. O papel fundamental que a Igreja desempenhou na educação dos indivíduos é inegável. Aqueles sem acesso à educação formal ainda adquiriram valores e princípios morais, muitas vezes incutidos nas igrejas. No passado, os jovens respeitavam os seus pais e frequentavam a igreja aos domingos para adorar, contribuindo para o desenvolvimento de indivíduos respeitosos para com os pais, outras pessoas e instituições.
Atualmente, com o governo encarregado de incutir estes valores, é vital reconhecer o papel crucial que a Igreja desempenha na transformação da comunidade. Apesar dos escândalos em algumas igrejas, seria negligente ignorar o seu significado social na formação de indivíduos com uma gama diversificada de questões, um papel que o Estado muitas vezes luta para cumprir. A educação é uma pedra angular para o desenvolvimento de uma sociedade justa e equitativa. Não só capacita os indivíduos a atingirem o seu pleno potencial, mas também molda valores e princípios que sustentam a coesão social. É fundamental reconhecer os diversos atores que historicamente contribuíram para a disseminação do conhecimento e da moralidade, incluindo instituições religiosas, familiares e acadêmicas.
Observando o progresso da modernidade, seria de esperar um avanço correspondente na educação; no entanto, o oposto parece verdadeiro, com a educação cada vez mais deficiente e os jovens demonstrando menos respeito pelas famílias e instituições educativas. A última fortaleza que resta, sem dúvida, está nas igrejas, simplesmente devido a um ato de fé. Mesmo que um indivíduo desrespeite os seus pais em casa, ainda poderá reverenciar um poder superior, o poder de acreditar em Deus.
Como observação pessoal: “Testemunhei, na minha localidade, jovens envolvidos em roubos em igrejas, entregando-se a atividades imorais, acompanhados de abuso de drogas e álcool”. Visualize as repercussões sobre as gerações futuras se não forem ensinadas a respeitar estas instituições. Sem dúvida, isso levaria ao caos. Com a situação atual, já testemunhamos certas atrocidades — uma comunidade sem fé, sem respeito a pessoas e instituições, principalmente de ensino, é uma linha de frente violada que poderia abrir caminho a precedentes inimagináveis. Não devemos permitir que esta linha da frente desmorone; é dever de todo cristão difundir a palavra de Cristo, sendo boa, perfeita e agradável a toda criatura disposta a ouvir.
Colaborando com a comunidade local, devemos desenvolver planos educativos para envolver tanto os jovens como os adultos no papel de educar, incutir valores e princípios éticos e morais, a fim de estabelecer uma sociedade justa e educada.
Enquanto eu não vou, aplica-te à leitura, à exortação e ao ensino. 1 Timóteo 4:13
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